Publicidade
Feira de Santana
2 min de Leitura
8

Transição energética chega às escolas estaduais da Bahia

março 10, 2025
0
Transição energética chega às escolas estaduais da Bahia

Atenta às necessidades de transição energética para conter as mudanças climáticas, a Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), vem executando a instalação de sistemas solares fotovoltaicos nas escolas da rede estadual de ensino. O projeto inovador conta com o investimento de mais de R$ 131 milhões e fará com que a Bahia se torne protagonista na implementação de programas de transição do sistema energético para suprimento de energia elétrica nos prédios públicos do poder executivo estadual, a partir de fontes renováveis.

O coordenador executivo de infraestrutura da rede física da SEC, Afonso Requião, explica que a iniciativa, fruto da licitação Seinfra/Sepec n° 003/2023, atenderá 156 novas unidades escolares estaduais de tempo integral localizadas em diferentes regiões da Bahia. “Além do benefício econômico com a redução de custos na conta de luz, a implantação da energia fotovoltaica nas escolas públicas mostra a preocupação do Estado com o meio ambiente, por ser considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável”, destaca.

Com uma potência nominal instalada da ordem de 47.000 kWp,o projeto contempla a instalação dos sistemas compostos por módulos fotovoltaicos e inversores de acessórios nas coberturas das escolas. Estes sistemas convertem a irradiação solar em energia elétrica, gerando a capacidade das unidades produzirem energia para atender às suas demandas, tornando-as autossuficientes e sustentáveis. A energia excedente poderá ser utilizada na compensação das contas de energia de outras unidades escolares vinculadas à SEC.

Afonso Requião destaca, também, que as escolas construídas através do projeto “Construir para educar” já possuem usinas solares fotovoltaicas incluídas nos contratos das obras. “Do total de 46 usinas, quatro já foram inauguradas: uma no Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral de Cascavel, localizado em Ibicoara, e mais três nos colégios estaduais de tempo integral São Daniel Comboni, Vila Canária e Professor Rômulo Almeida, ambos em Salvador”. Outras 38 estão em execução e mais quatro estão em processo de licitação. A iniciativa conta com o investimento de mais de R$ 50 milhões.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas