PIB brasileiro deve crescer 2,4% em 2025

O PIB (Produto Interno Bruto) deve crescer 2,4% em 2025, segundo o relatório Economia Brasileira 2024-2025, divulgado nesta terça-feira (17) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
A entidade subiu para 3,5% a expectativa de alta do PIB para 2024, mais do que o dobro em relação à estimativa anunciada no fim de 2023.
De acordo com a confederação, os fatores que impulsionaram o crescimento da economia em 2024 também vão influenciar o ritmo da atividade no ano que vem, embora com menos intensidade. “O consumo, por exemplo, deve crescer 2,4% em 2025, quase metade do previsto para este ano. Os investimentos, por sua vez, tendem a subir 2,6%, ante os 7,3% em 2024″, diz a CNI em nota.
Ainda de acordo com a entidade, a retomada do ciclo de alta da taxa Selic pelo Banco Central é um dos principais fatores para a desaceleração do crescimento, apesar de não ser o único. “A alta dos juros deve conter o consumo e os investimentos, devido à menor concessão de crédito; mas há outros fatores, como a evolução mais lenta do mercado de trabalho, depois de três anos bastante positivos; e a redução do impulso fiscal, ou seja, as compras dos governos federal, estaduais e municipais”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban.
A CNI acredita que o Banco Central vai manter o ciclo de aperto monetário pelo menos até a metade do ano que vem, com redução a partir do segundo semestre. Projeta-se que a taxa Selic vai fechar 2025 em 12,75%, meio ponto percentual acima do patamar ao fim de 2024.
Nesse cenário, segundo a CNI, as concessões de crédito devem crescer 7,1%, menos do que em 2023. Devido à redução do crescimento da demanda interna, o documento mostra que a indústria deve crescer 2,1% no ano que vem.