Publicidade
Feira de Santana
3 min de Leitura
5

Fundação Hospitalar promove oficina para gestantes e aulão de dança

maio 19, 2025
0
Fundação Hospitalar promove oficina para gestantes e aulão de dança

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana realizou, na última quarta-feira (14), mais uma edição da Oficina para Gestantes, voltada para trabalhadoras grávidas do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) e de unidades vinculadas à autarquia municipal. A atividade aconteceu no Ambulatório de Saúde da Mulher e reuniu cerca de 15 gestantes.

A oficina teve como principal objetivo orientar e acolher as futuras mães sobre os principais aspectos do pré-parto, parto e pós-parto. A ação integra a programação especial em comemoração ao Dia da Enfermagem (12 de maio) e ao Dia do Enfermeiro.

Conduzida por equipes especializadas em fisioterapia pélvica e pelo Banco de Leite Humano (BLH), a atividade ofereceu uma abordagem abrangente e prática. A fisioterapeuta Débora Gomes falou sobre técnicas que fortalecem o assoalho pélvico, métodos de parto, alívio da dor, cuidados com o bebê, amamentação, saúde emocional e direitos das gestantes, além de outros temas essenciais para garantir o bem-estar da mãe e do recém-nascido.

“O serviço de fisioterapia pélvica é ofertado semanalmente, às quartas-feiras, no Ambulatório de Saúde da Mulher. Buscamos conscientizar sobre a importância da mobilidade da pelve, dos exercícios e das massagens, que ajudam a reduzir a dor, evitam lacerações e favorecem o trabalho de parto”, explicou Débora Gomes.

Além disso, a enfermeira Rafaela Santana, referência no Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher, ministrou uma palestra sobre a importância da amamentação e do manejo do leite materno.

“É fundamental que as mães entendam que a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida e continuada até, no mínimo, dois anos”, reforçou Rafaela.

O Hospital da Mulher conta com um programa voltado à qualidade de vida da mulher trabalhadora, com orientações desde a gestação até o puerpério. A unidade dispõe de sala de apoio à amamentação, cursos presenciais, treinamentos on-line e ações de cuidado contínuo às gestantes.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, destacou o compromisso com o atendimento humanizado e o suporte integral às servidoras gestantes:

“Essas oficinas e palestras são essenciais para garantir informação e acolhimento às futuras mães em um dos momentos mais marcantes de suas vidas”.

Como parte da programação especial, neste sábado (17), será realizado um aulão de fitdance na Casa de Parto do Feira VII, das 7h às 12h, com orientação do professor Vitor César e encerramento com um café da manhã.

Já no dia 24 de maio, as atenções se voltam para os trabalhadores das unidades vinculadas à Fundação Hospitalar. Haverá atendimentos multiprofissionais, consultas e exames no Ambulatório de Saúde da Mulher, das 7h às 13h.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas