Ferramenta de inteligência artificial serve de apoio aos servidores do Estado em tarefas de diferentes segmentos

Os mais de 60 mil servidores estaduais que usam diariamente um conjunto de aplicativos do governo desde 2022 já podem contar com o apoio de uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA). Além disso, o governo do Estado disponibilizou aos cidadãos a GurIA, assistente virtual baseada em IA que oferece informações e orientações pelos canais digitais.
A GurIA foi lançada na quinta-feira (5/6) pelo governador Eduardo Leite e pela titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans. A implantação e disseminação dessas ferramentas é parte da nova Estratégia de Governo Digital , que visa conferir modernidade e agilidade à atuação do Executivo estadual e torná-lo mais conectado com o futuro.
O assistente de IA foi projetado para auxiliar os usuários em tarefas de diferentes segmentos, servindo como apoio administrativo e de gestão. Entre as tarefas que podem ser auxiliadas pela ferramenta estão: criação e análise de planilhas, resumos de textos longos, geração de relatórios, estruturação de apresentações em slides, organização de agendas e elaboração de documentos oficiais, como ofícios, memorandos e atas.
Na gestão pública orçamentária, a ferramenta pode dar suporte à interpretação de leis e de dados financeiros, além da geração de gráficos e painéis de dados para prestação de contas. Ela também pode colaborar para a elaboração de materiais didáticos e apresentações, incluindo a criação de ilustrações, infográficos e ícones simples.
Quanto à gramática e à redação, o assistente de IA é capaz de auxiliar os servidores na revisão e na correção gramatical de textos, além de atuar na adequação de materiais à norma culta da língua e na redação de e-mails institucionais, entre outras ações.
A Estratégia de Governo Digital pretende que a IA seja incorporada ao dia a dia dos servidores e contribua para melhoria dos processos e projetos desenvolvidos pelas secretarias, facilitando a implementação de práticas inovadoras e a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das políticas públicas.
Treinamento
A Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI), vinculada à SPGG, liderou o primeiro treinamento sobre a ferramenta para os servidores públicos estaduais na segunda-feira (2/6). A atividade foi on-line e reuniu 3,5 mil pessoas. Nos próximos dois meses, novos treinamentos serão marcados para que os agentes públicos do Estado possam conhecer as funcionalidades da ferramenta.
A próxima capacitação está agendada para segunda-feira (9/5), às 14h. Até o final de julho, outros treinamentos específicos para o uso avançado do assistente de IA serão destinados a usuários-chave, que terão acesso a uma versão aprimorada da ferramenta. Ao todo, foram adquiridas 2,5 mil licenças especiais.
Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom
/n Fonte: portaldafeira.com.br