Desbloqueio do X no Brasil repercute na imprensa internacional

O desbloqueio do X (antigo Twitter ), após o pagamento de multas, repercutiu na imprensa internacional. Jornais como “ The New York Times ”, “ Washington Post ” e “ El País ” classificaram o episódio como uma “derrota” para Elon Musk , proprietário da rede social, a pós quase 40 dias de bloqueio .
O ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF ), Alexandre de Moraes , autorizou na última terça-feira (8) o retorno da rede social X ao Brasil . No entanto, a liberação será por parte das operadoras de internet que atuam no país em até 24h. Segundo o Ministério das Comunicações, há cerca de 20 mil provedores no país.
O New York Times enfatizou que o X foi reativado no Brasil após Elon Musk “se render em sua briga com a Suprema Corte do país”.
O jornal destaca que o STF ressaltou a concordância da plataforma em atender às ordens judiciais, como o bloqueio de perfis, pagamento de multas e a indicação de um representante no Brasil.
“A aparente resolução para a batalha de meses representou uma derrota para o Sr. Musk, que se autointitulou um defensor declarado da liberdade de expressão. Sua empresa perdeu um mês de negócios em um de seus maiores mercados, permitindo que rivais ganhassem uma posição ali, apenas para terminar exatamente onde começou”, publicou o Times.