Daniel Silveira vai cumprir pena em regime semiaberto

Nesta segunda-feira (7), o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal concedeu ao ex-deputado federal Daniel Silveira o benefício de progressão para o regime semiaberto. Para isso, o magistrado considerou o cumprimento de um quarto da pena pelo ex-parlamentar, o bom comportamento durante sua detenção e o pagamento da multa de R$ 271 mil.
Silveira foi condenado em maio de 2022 por crimes contra o Estado Democrático de Direito e agora poderá trabalhar durante o dia e retornar à prisão à noite e nos finais de semana.
Moraes levou em consideração o exame criminológico e o arrependimento do ex-deputado Daniel Silveira ao analisar o caso. Silveira foi condenado por atacar e ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal em vídeos publicados nas redes sociais.
O exame criminológico é uma avaliação feita por peritos dentro do presídio para determinar a situação do detento. Silveira realizou o exame em 23 de setembro e, durante o processo, afirmou à assistente social que se arrependia de seu comportamento.