Lula cumpre agenda na ONU em seu último dia em Nova York

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerra sua agenda oficial em Nova York nesta quarta-feira (25), com uma série de compromissos na sede das Nações Unidas. Pela manhã, Lula se reúne com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e, em seguida, participa da Sessão de Abertura da Reunião Ministerial do G20.
Entre outros compromissos, ele tem encontros bilaterais com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e o presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo.
O encerramento de sua agenda prevê uma entrevista coletiva à imprensa na ONU antes de seu retorno ao Brasil, previsto para às 16h.
Na última terça-feira (24), Lula discursou na Assembleia-Geral da ONU, destacando temas como o conflito entre Israel e Palestina, mudanças climáticas e a necessidade de reformas na organização.
Em sua fala, o presidente pediu pelo fim da “vingança” israelense contra o povo palestino, destacando as mais de 40 mil vítimas do conflito, em sua maioria mulheres e crianças. “O direito de defesa transformou-se no direito de vingança”, afirmou, pedindo por um cessar-fogo e pela retomada do diálogo.