Diploma de Mãe: Histórias inspiradoras farão parte das homenagens do Dia das Mães da Estácio

Em homenagem ao Dia das Mães, a Estácio, em parceria com a Artplan, vai lançar a Campanha Diploma de Mãe. A ação visa valorizar o papel fundamental das mães no processo de formação acadêmica de seus filhos. Neste caso, também serão lembradas todas as figuras maternas, como tias, avós, madrastas, etc. No dia 8 de maio, será lançado o vídeo: “A história por trás do Diploma”, trazendo entrevistas com os personagens homenageados, imagens da formatura e o making of da ação.
Durante o mês de março, alunos de diversos cursos da Estácio enviaram histórias das suas mães e cinco histórias inspiradoras foram selecionadas para serem homenageadas. As homenageadas chamam-se Veronica Nunes da Silva, Solange Desiderio, Vania Lucia Lucas da Silva, Selma de Andrade Silva e Loide Silva de Oliveira. Elas são as figuras maternas das alunas Ketlen Rhana da Silva de Aquino, Stefani Desidério, Erica da Silva Gomes Cazuza Monteiro, Fernanda Silva de Sousa e Elisângela de Oliveira Moreira, respectivamente.
Segundo dados vindos da análise dos questionários dos estudantes do Enade (edições de 2021 e 2022, pois o MEC ainda não divulgou o Enade 2023), a escolaridade das mães é, na literatura, um dos maiores preditores de sucesso e avanço acadêmico dos filhos. De acordo com alguns especialistas em educação, a mobilidade social depende desse fator. Confira outras informações relevantes sobre o setor: as universidades privadas e o EAD têm contribuído para mobilidade social da base da pirâmide. Os números mostram ainda que, entre os estudantes que prestam o Enade, 79% vivem em famílias cujas mães não chegaram ao ensino superior (84% no caso do país). Esse estudo aponta que cerca de 80% desses estudantes muito provavelmente experimentarão uma ascensão social em relação à geração imediatamente anterior.
“A conquista do diploma não é feita apenas pelo aluno — ela carrega o esforço, o incentivo e, muitas vezes, o sacrifício de toda uma família. Com essa ação, queremos reconhecer o papel essencial das mães e figuras maternas que, com amor, coragem e dedicação, tornam possível o sonho do ensino superior. O Diploma de Mãe é uma homenagem simbólica, mas profundamente significativa, a quem caminhou junto, mesmo nos bastidores, e fez parte dessa grande vitória”, afirma Renata Tasca, Diretora de Estratégia de Marcas e Mídia da Estácio.
Ainda, segundo Renata, partir dessa iniciativa, todas as formaturas da Estácio terão um momento para o Diploma de Família, no qual os alunos poderão escolher quem homenagear por ter sido peça fundamental nessa trajetória.
Confira aqui os depoimentos das filhas que vão homenagear suas mães
Ketlen Rhana da Silva de Aquino
Minha mãe foi a pessoa que me incentivou sempre a estudar e que, até o fim, foi a investidora desse projeto além de mim. Alguns anos antes do início do curso, passamos por momentos difíceis depois da morte do meu pai, quando ela não trabalhava, mas precisou criar e sustentar dois filhos sozinha com cem reais que recebia todo mês da minha avó para que pudéssemos ter o que comer. Algum tempo depois, correndo atrás, conseguiu um emprego para dar melhores condições e aconchego para meu irmão mais novo e para mim. Com tudo que já viveu, sempre me incentivou a ser independente e a ter um estudo para evitar a ter uma vida instável como a dela, que precisou passar por dificuldades, mas conseguiu superar. Ela me ensinou a nunca desistir e a honrar todo o esforço que um dia fez por nós.
Stefani Desidério
Minha mãe, Solange, sempre fez de tudo para que eu conseguisse concluir minha graduação: ajudava com passagem, impressão de trabalho e estágio. Sem ela, essa formação não seria possível. Minha mãe, Solange, sempre foi exemplo de perseverança. Terminou sua faculdade de pedagogia com muita luta, sempre acreditou que não existe idade para realizar sonhos. Trabalhava, estudava e ia para estágio. Sempre me deu muita força para eu ir atrás dos meus sonhos. Tenho muito orgulho dela.
Erica da Silva Gomes Cazuza Monteiro
Devo tudo à minha mãe. Ela é minha fortaleza, sempre fazendo o melhor por mim e pelos meus irmãos. Cada ajuda dela foi de grande valia. Ela merece toda minha homenagem, e cada conquista sempre será para ela e por ela. A jornada não foi fácil, mas cada desafio nos fortaleceu e nos trouxe até aqui.
Fernanda Silva de Sousa
Minha mãe sempre fez o possível e o impossível para que eu pudesse chegar onde cheguei e ser quem sou. Ela me ajudou sendo uma mãe maravilhosa e presente em minha vida, sempre me reerguendo nos momentos de desânimo e dificuldade. Minha mãe, costumo dizer, que é minha supermãe. Na verdade, ela passou a ser pai e mãe para mim e para minha irmã, após o falecimento do meu pai, devido a um câncer pulmonar. Na época, eu tinha apenas 14 anos de idade e minha irmã, 3. Ela sempre batalhou para que nunca nos faltasse nada e sempre me incentivou, dizendo que era através do estudo que eu conseguiria algo na vida. Hoje, este diploma é mérito tanto dela e do meu falecido pai, que sonhou tanto em viver esse momento conosco. Hoje, minha mãe, com 55 anos, é exemplo de superação e se tornou estudante universitária de Pedagogia, o que me enche de orgulho.
Elisângela de Oliveira Moreira
Minha mãe sempre incentivou os filhos a buscarem o melhor para nossas vidas, de forma honesta e com perseverança. Não foi fácil, mas, com a força que Deus me deu, consegui realizar o meu sonho! Esse diploma é nosso, mãe! Aos 82 anos, ela está tendo a oportunidade de presenciar mais uma filha formada.