Turismo náutico impulsionam economia da capital baiana

Cercada por águas de temperaturas agradáveis durante todo o ano, a capital baiana vem ganhando força como referência no cenário do turismo náutico. Atraindo turistas de todas as partes do planeta, que utilizam a Baía de Todos-os-Santos como porta de entrada para o Brasil, Salvador registrou, somente em 2024, a entrada de embarcações originárias de 33 países diferentes, um aumento de 50% em relação ao ano anterior. Uma delas foi o iate Madam, capitaneado pelo irlandês Barry Patrick McMahon. “As coisas melhoraram muito desde a última vez que vim a Salvador de barco, há vários anos. É ótimo ver que a Bahia está ajudando os iates a virem para cá, e isso é bom para a economia local. Este novo escritório da SAC Náutico tornou tudo simples e conveniente”, elogiou.
Inaugurado em outubro do ano passado, o SAC Náutico – que busca desburocratizar a entrada de embarcações, concentrando serviços da Marinha e Receita Federal em um só lugar – faz parte de um planejamento estruturado pela Prefeitura de Salvador para potencializar o talento natural do seu território marítimo e tornar a Baía um vetor de crescimento econômico para a população.
Entre as ações já iniciadas ou em fase de implementação estão a regularização de atracadouros, a atração de salões, feiras e competições náuticas, além da qualificação de mão de obra e construção de uma marina pública. De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC), Mila Paes, a gestão entende que a economia náutica é fundamental para a diversificação da matriz econômica da cidade.